segunda-feira, 21 de junho de 2010

Softwares Educacionais




A utilização de Softwares Educacionais em diversas áreas (Português, Matemática, Ciências, História, Geografia...) requer coerência, mudança de comportamento, valores e atitudes, articulação com o projeto político pedagógico da escola, análise criteriosa do software numa abordagem interdisciplinar, fornecendo condições para sua efetiva utilização por parte de professores e alunos. Afirma TAJRA (2001) que o professor precisa conhecer os recursos disponíveis dos programas escolhidos para suas atividades de ensino, somente assim ele estará apto a realizar uma aula dinâmica, criativa e segura. Ir para um ambiente de informática sem ter o programa a ser utilizado é o mesmo que ir dar uma aula sem planejamento e sem idéia do que fazer.
Após leitura de textos relacionados ao assunto, os softwares educacionais podem ser classificados em:
Software Tutor baseado em exercícios de pergunta/estímulo-resposta. Como exemplo temos: tutoriais, exercício-e-prática, simulação, jogos, tutores inteligentes.
Software Ferramenta onde o computador não é mais o instrumento que ensino o aluno, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo. Exemplos desse tipo são os processadores de texto, planilhas eletrônicas, editores gráficos, banco de dados.
Software Tutelado baseado num ambiente de aprendizado com resolução de problemas. As linguagens de programação são exemplos desse tipo de software.
Portanto, minha opinião é a de que a existência de diversos tipos de software educacional vem a acrescentar novas formas de trabalhar nas diversas áreas e tornar mais eficaz e prazeroso o ensino.


Bibliografia:



TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade./ Sanmya Feitosa Tajra. 3.ed. rev. atual e ampl. – São Paulo: Érica, 2001

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