quinta-feira, 1 de julho de 2010

Diretórios e Motores de busca










Os motores de busca da Internet são mecanismos essenciais para podermos encontrar as informações sobre algum tema que necessitamos na Internet.O primeiro mecanismo de busca da Web foi o “Wandex”, hoje já extinto, que foi desenvolvido por Matthew Gray no MIT em 1993. Outro mecanismo pioneiro foi o Aliweb, também apareceu em 1993 e funciona até hoje, um dos primeiros mecanismos de busca comercial foi o Lycos, desenvolvido em 1994 Depois disso, muitos outros mecanismos de busca apareceram e se tornaram populares. Entre eles temos o Google e o AltaVista.


Você sabia...


Que há dois serviços na Internet que nos ajudam a encontrar a informação que pretendemos: os motores de busca e os diretórios?



A diferença é que...



Os diretórios foram a primeira solução adotada.São organizados em hierarquias de assuntos, são produzidos de forma manual, e abrangem uma parte muito pequena da web. O mais conhecido site que se utiliza de diretórios é o Yahoo! com aproximadamente dois milhões de páginas categorizadas. Os usuários localizam as informações navegando, progressivamente pelas subcategorias, estas, divididas geralmente em assuntos de interesses gerais como por exemplo saúde, esportes, viagens, compras ou informática.
Os motores de busca não organizam hierarquicamente os sites, eles se preocupam menos com a seletividade que com a abrangência de sua base de dados, procurando sempre colecionar o maior numero possível de recursos através de softwares específicos. Com uma base de dados muito grande se pode alcançar milhões de itens, permitindo assim que os usuários, através de palavras-chave ou até mesmo de linguagem natural, busquem e localizem o que é desejado.



Diretórios

  • base de dados menores
  • buscas podem ser feitas por tópicos
  • inclusão de informação exige avaliação e seleção ocasionando demora
  • organizados em hierarquias de assuntos
Motores de Busca
  • base de dados muito grande 
  •  menor precisão nos resultados da busca 
  •  indexação automática,mais rápido a inclusão de informações
  • não organizam hierarquicamente os sites

Nenhum comentário:

Postar um comentário