quinta-feira, 1 de julho de 2010

Tecnologia/Educação







Em todas as áreas (área da saúde, área econômica, área social e educacional) a tecnologia está presente. A incorporação das tecnologias é uma realidade. Neste turbilhão de mudanças, tudo foi e está sendo transformado rapidamente. Se não nos lançarmos a essas inovações, ficaremos cada vez mais atrasados.
Na área educacional o uso do giz, quadro negro, caderno, livros já não são mais as únicas ferramentas utilizadas em sala de aula. A tecnologia deixa de ser uma adversária para tornar-se uma poderosa ferramenta de trabalho.
Para isso é importante que escola e professores tenham visões críticas sobre sua utilidade e o que há por trás dos avanços tecnológicos. Disseminar uma cultura de colaboração, de criação, de autoria, tanto por parte do aluno quanto do professor é fundamental para que a utilização das tecnologias faça parte da educação. Integrar os recursos tecnológicos de forma significativa com o cotidiano educacional, verificar quais são os pontos de vista dos docentes em relação aos impactos das tecnologias na educação, compreender seu uso como instrumento facilitador da aprendizagem e refletir sobre as novas maneiras de aprender e construir conhecimento com o uso correto dessas ferramentas tecnológicas são pontos importantes para o sucesso da relação tecnologia/educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário