quinta-feira, 1 de julho de 2010

Uma idéia...

Jornal na escola


 
A leitura crítica e a utilização do jornal são de extrema importância para o desenvolvimento da cidadania efetiva e atuante, sendo um ótimo instrumento para o desenvolvimento das habilidades de clareza e concisão, na escrita.

Competências e Habilidades

  • Estimular a leitura e a escrita;
  • Estimular o aprendizado de novos conhecimentos;
  • Facilitar o acesso aos fatos e acontecimentos ocorridos na escola;
  • Proporcionar a formação crítica;

Pesquisa na Internet

Para a pesquisa na Internet, sugiro procurar e listar nomes de jornais mais conhecidos em nosso país e na nossa cidade. Observar como é o design, a disposição e os principais itens abordados em um jornal. Pesquisar sobre a história e curiosidades sobre o jornal, tipos existentes e as diferentes linguagens utilizadas para a sua elaboração.

1ª atividade

Construção de um jornal impresso com notícias sobre os acontecimentos da escola. Para a produção de jornais na escola é possível contar com diferentes tipos de programas, dos mais simples aos mais sofisticados. Como a maioria das escolas utiliza o BrOffice, sugiro uso do Writer que apesar de não ser apropriado para a criação, dá para obtermos boas produções.


2ª atividade

Caso a escola deseje publicar seu jornal para outras escolas ou para os próprios alunos acessarem de casa, criar o Jornal Eletrônico da Escola. Para isso necessita de um editor de home page, sendo os mais conhecidos Linguagem HTML, FrontPage e Dreamweaver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário