sábado, 7 de agosto de 2010

Gestão Escolar Democrática

Gestão Escolar é definida como coordenação de recursos e pessoas de modo a alcançar os objetivos educacionais presentes no Projeto Político da escola e que atenda às atuais exigências da vida social: formar cidadãos com objetivo de possibilitar a formação de competências e habilidades necessárias à sua inserção social. Segundo o texto, Gestão Escolar é classificada em quatro áreas devendo atuar integradamente de forma a garantir a organicidade do processo educativo.
Gestão Acadêmica ou Pedagógica onde o diretor é o responsável pelo sucesso sendo auxiliado pelo coordenador pedagógico. Estabelece objetivos gerais e específicos; define linhas de atuação; propõe metas; elabora conteúdos; acompanha e avalia as propostas pedagógicas e avalia o desempenho dos alunos e docentes.

Gestão de Pessoas onde professores, alunos e funcionários fazem parte. A palavra chave para o bom andamento é: motivação para a realização de um trabalho eficaz e oportunidade para que todos possam atualizar-se (formação continuada).

Gestão Administrativa que cuida da parte física (prédio e materias) e da parte institucional (legislação escolar, direitos e deveres) estando presentes no Projeto Político Pedagógico e no Regimento Escolar.

Gestão Financeira que requer planejamento, obtenção e utilização de recursos financeiros com êxito nas atividades educacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário