domingo, 8 de maio de 2011

Gerações Tecnológicas

1G - Primeira Geração


Baseada na tecnologia analógica, as redes sem fio 1G foram criadas visando apenas o tráfego de voz. Lançadas comercialmente nos anos 80, hoje praticamente não existem mais redes analógicas, substituídas pelas tecnologias digitais. No Brasil, o AMPS foi a tecnologia de primeira geração.

2G - Segunda Geração

Baseada em tecnologias digitais, as redes 2G oferecem melhor qualidade e capacidade de voz que os sistemas 1G. Os sistemas 2G suportam voz e serviços de dados comutados por circuito e pacotes. O GSM, TDMA e o cdmaOne são algumas das tecnologias de segunda geração.


2.5G - Geração 2,5

Baseadas em tecnologias digitais, a adição de padrões 2,5G às redes 2G GSM permitem serviços de dados por pacotes e melhores taxas de transmissão. Algumas das tecnologias 2,5G são o EV-DO rev.B e o GPRS.

3G - Terceira Geração

Baseadas em padrões digitais, as redes 3G oferecem aumento na capacidade de voz e maiores taxas de transmissão de dados que as redes 2G e 2,5G, além de banda larga móvel para serviços multimídia e internet. A União Internacional de Telecomunicações (UIT) definiu diversos requisitos para as tecnologias 3G, através do IMT-2000. As que obtiveram maior aceitação comercial são o CDMA2000, o WCDMA.

4G - Quarta Geração

Os requisitos a serem atendidos pelas chamadas "tecnologias 4G" serão definidos pelo IMT-Advanced, programa da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Ainda não há definição sobre quais tecnologias pertencem à categoria 4G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário