domingo, 15 de maio de 2011

Internet

Internet


1-  rede mundial de comunicação entre os computadores, com troca de informações entre computadores situados em ambientes diferentes e distantes;

2- surgiu no final da década de 60, no auge da Guerra Fria para garantir a preservação de informações caso houvesse ataques. No Brasil, a Internet chegou em 1989.

3- para conectar-se, o usuário deve ter: linha telefônica, placa de fax modem, computador, software de comunicação (dial-up ou discagem) e software de navegação (navegador ou browser).

4- URL ou WEB – é o endereço de um “site” ou página de Internet.

5- SITE – sítio, repositório em que estão as páginas ou telas que apresentam informações, figuras e arquivos.

6- Navegadores ou Browsers são programas para navegar na Internet. Exemplos: Internet Explorer, Netscape, Opera, Mozilla

7- os endereços eletrônicos são formados por:

http://www.tribunademinas.com.br


http:// Protocolo de Transferência de Hipertexto, utilizado para transferências de páginas Web.

www (Word Wide Web) Significa que é uma página da Web, é uma rede virtual (não-física) “sobre” a Internet, que torna os serviços disponíveis.

“Tribuna de Minas” Nome da empresa, organização, entidade, que tenha uma página Internet

.com Entidade comercial quer pode ser (.edu, .gov, .mil, .org, ...)

.br Indica país que hospeda


8- a conexão com a Internet é feita pelo que chamamos de Provedores de Acesso. Temos:

               8.1- conexão por linha telefônica onde o usuário utiliza um protocolo adicional, mais lenta e sujeita a interrupções, conecta-se pela “linha telefônica” só existindo a conexão durante o tempo em que a chamada estiver ativa, pagando a ligação durante a sua utilização;

8.2- conexão por banda larga onde o usuário dispõe de dois tipos de conexão para escolher:

         8.2.1 ADSL onde a linha telefônica é exclusiva, deixando a linha principal desocupada. O acesso é ilimitado com navegação 24 horas.

          8.2.2 VIA CABO onde é utilizado estrutura de TV a cabo. Dispensa o uso da linha telefônica. Necessário instalar “cable modem” fornecido pela empresa. Acesso ilimitado 24 horas.

9- conexão via rádio onde os sinais de Internet são transportados de um provedor de acesso até o cliente através de sinais de rádio emitidos por antenas transmissoras e receptoras. Necessário ter no prédio antena que receba o sinal e um servidor com placa de rádio que repassa o sinal por todo o edifício através de cabeamento de rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário