quarta-feira, 25 de maio de 2011

Usuário root

O Linux (na verdade, qualquer sistema operacional baseado em Unix) possui um tipo de usuário que tem acesso irrestrito aos arquivos e processos do sistema: trata-se do usuário root ou super usuário.
Como não poderia deixar de ser, o Linux "vê" o usuário root como algo especial, já que ele (na verdade, qualquer usuário que tenha UID igual a 0) pode alterar a configuração do sistema, configurar interfaces de rede, manipular usuários e grupos, alterar a prioridades de processos, entre outros.
Por ser tão poderoso, o usuário root é perigoso. Por isso, ele só deve ser usado em situações que não podem ser trabalhadas por usuários que não possuem privilégios de super usuário. Imagine, por exemplo, que você está trabalhando com o usuário root. Ao atender uma solicitação de emergência, você saiu da frente do computador sem bloqueá-lo. Alguém mal-intencionado percebe isso e vai até seu computador, apaga diretórios importantes ao sistema e "sai de mansinho". Se você estivesse utilizando um usuário comum, isto é, um usuário sem permissões para mexer nesses diretórios, aquele sujeito não teria conseguido apagá-los. Ainda há a possibilidade de você cometer algum erro e pôr tudo a perder...
O usuário root é tão importante que até sua senha deve ser bem elaborada. É recomendável que ela tenha ao menos 8 caracteres e que misture letras e números. Além disso, é recomendável mudar essa senha a determinados intervalos de tempo (como a cada 3 meses) ou quando alguém que acessava a conta root não utilizará mais o computador (quando a pessoa sai da empresa, por exemplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário