quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Os desafios do ensino com a Internet








Diante de tantas possibilidades que a Internet nos oferece – navegar, pesquisar, bater papo, enviar e-mails, baixar programas, ouvir músicas, localizar informações sobre os mais variados assuntos nas mais diversas abordagens, entre outras – como utilizá-la como meio de pesquisa que possibilite aos alunos a aquisição de saberes significativos para sua aprendizagem?
Já sabemos que a Internet é utilizada por inúmeras pessoas e por isso, segundo Moura (2000), ela já faz parte do nosso mundo e a educação não pode passar ao lado dessa realidade. A Internet é uma tecnologia que põe à disposição do usuário (aluno) infinitas possibilidades para novas aprendizagens.  Sabemos, também, conforme o texto disponibilizado para leitura “O que a Internet está fazendo com nossos cérebros?” que ela alterou nossos hábitos mentais, provocou mudanças no estilo da escrita e na cognição.
Para isso, Moran (1997) aponta que o grande desafio em ensinar na e com a Internet nos espaços escolares é utilizá-la como ferramenta de apoio durante as aulas, integrada ao tema específico da disciplina estudada pelos alunos, promovendo uma aprendizagem cooperativa, com reflexões, senso crítico, escrita conectiva, flexibilidade mental, para que a “preguiça intelectual” não torne os alunos inertes ao conhecimento, com o professor sendo o moderador/coordenador desse processo. As possibilidades de uso da Internet são válidas desde que a escola mantenha um projeto educacional que tenha significado ao aluno e  articule tecnologia/ensino-aprendizagem.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário